-
Arquitetos: Saisei Kenchiku Laboratory
- Área: 421 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kenta Hasegawa
Herdando as memórias de quatro edifícios de madeira com 60 anos e um jardim feito à mão para o futuro. Projeto de revitalização (SAISEI) de um conjunto de edifícios de madeira abandonados no centro de Omotesando, Tóquio. Os quatro edifícios foram ampliados e reconstruídos várias vezes sem a certificação exigida pelas Normas de Construção. No entanto, havia um forte desejo do proprietário de manter essas construções. O jardim artesanal rodeado por um conjunto de edifícios e um Tsukiyama (montanha artesanal) isolava o ruído envolvente e criava uma atmosfera única, ao mesmo tempo, poderosa e nostálgica, como se fossem um refúgio deixado no meio de Omotesando, um dos bairros mais modernos de Tóquio.
O edifício foi concluído em 1957. Mesmo assim, muitas partes do edifício não atendiam às leis vigentes devido a diversas ampliações, reformas e alterações feitas na Lei de Normas de Construção. Portanto, fizemos um levantamento minucioso no local, uma vez que não havia certificados ou desenhos originais do edifício. Obtivemos a comprovação de que os quatro edifícios originais em um único terreno poderiam ser considerados como um único edifício, ampliando os beirais, reduzindo o volume do edifício, e corrigindo as partes ilegais.
O plano original era demolir o edifício ilegal e construir um novo; no entanto, ao cruzar os limites legais, estruturais e ambientais, e expandir e reformar a construção, obtivemos finalmente a certificação exigida pelas Normas de Construção, emitida pela primeira vez em 60 anos. Embora se diga que a arquitetura é mais bonita quando concluída, demos importância à preservação de tudo, desde o layout dos edifícios com o jardim até as lembranças do proprietário. Assumimos a situação complexa e rica criada pelos quatro edifícios antigos e jardins artesanais do local.
Ao dar uma nova interpretação à retificação legalmente exigida, nosso objetivo foi criar uma arquitetura conectada à história vivida pelo proprietário e pelos edifícios. A Vila Minagawa é uma plataforma para aceitar uma variedade de relacionamentos que podem ser criados no futuro. A decoração de cada casa saiu de nós e foi atualizada pelos moradores.
O espaço livre no centro do edifício é alugado por hora e oferecido gratuitamente aos inquilinos durante o restante do tempo. Há eventos anuais, como o Festival Summer Matsuri e o Mochi-pounding. Mas, o que é SAISEI? SAISEI é um conceito central de como encaramos a arquitetura. SAISEI não significa preservar e prolongar a vida útil de tudo por meio de revitalizações. Independentemente de qualquer método utilizado, como uma nova construção ou reforma de edifícios existentes, "SAISEI" é um estado de renascimento em que as memórias e a cultura de um lugar são cuidadosamente lidas e compreendidas, e a atmosfera e o clima do lugar são herdados.